-
Arquitetos: Super Void Space
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mohammad Hosein Hamzehlouei
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um IWAN é um espaço elevado em relação ao seu entorno, geralmente construído na parte externa de um edifício. Ele é composto por um único arco, fechado em três lados e aberto para o interior. Um dos exemplos mais famosos de IWAN na arquitetura histórica do Irã é o TAQ KASRA. Este projeto é uma tentativa de conectar o arquétipo arquitetônico do IWAN a uma villa deteriorada, que pertence ao período de introdução do modernismo antes da Revolução Islâmica, sendo que já se passaram 50 anos desde a construção dessa villa.
Para oferecer uma interpretação da nossa época dentro do contínuo fluxo da arquitetura iraniana, tentamos unir referências históricas com o período pós-moderno. O arquétipo do IWAN, além de sua forma carismática e impressionante, criou um espaço único adaptado ao clima da região, proporcionando uma experiência espacial incomparável.
Nossa primeira visita a este antigo edifício de um andar nos deu a impressão de um lugar muito deprimente, com um teto tão baixo que mal conseguimos ver as agradáveis árvores do jardim, devido às paredes grossas e às janelas pequenas.
Não era possível elevar o teto de todo o edifício, mas se pudessemos elevar a sala de estar voltada para o pátio, seria um grande ganho. A sala de estar, sendo o coração do espaço e um local para eventos, motivou a construção de um grande arco com 7 metros de largura. Esse arco se estende da lateral sul do edifício, criando um novo espaço de estar no nível do telhado, voltado para o pátio principal do lado norte.
Depois, decidimos construir uma estrutura similar no centro do pátio e criar um caminho que conectasse os dois arcos, fortalecendo a ligação com a natureza ao redor. O IWAN, que tradicionalmente é aberto apenas de um lado para o exterior, agora está aberto dos dois lados, situando-se entre a moderna pérgola e o antigo arquétipo KOOSHK. Entre o grande arco (IWAN) e o pequeno arco (KOOSHK), colocamos uma piscina que se estende entre eles, trazendo frescor e umidade ao espaço.
Outra ideia foi adicionar um elemento lúdico ao espaço. O balanço, um dos jogos mais antigos do Irã e frequentemente mencionado na poesia persa, foi incorporado. A presença dos tijolos e a atenção aos detalhes e símbolos da arquitetura antiga não buscam recriar o passado exatamente, mas destacar suas raízes originais. Além disso, para dar um toque contemporâneo, misturamos luz com o arco: tijolos luminosos são colocados em camadas sobre a estrutura de tijolos dos arcos, criando uma iluminação suave no espaço.